sexta-feira, 18 de julho de 2014

Estado Judeu recebe acusações

Mais uma vez, Israel viola os direitos humanitários da Palestina
Por: Maria Luiza Scalabrin e Heloisa Leme
Um dos últimos tópicos debatido no comitê foi o comprometimento de Israel e da Palestina em controlar as ações radicais dos grupos políticos extremistas. Após isso, foi proposta uma ideia que expressa parceria do Reino Unido, Nigéria e da Polônia com uma ONG (a mesma responsável por extinguir a fome no Malawi) que já sustenta projetos de paz na faixa de gaza.
Ainda neste documento de trabalho, foi retomado, por vários Delegados, que o comitê deveria focar no terrorismo, visto que se Israel e a Palestina não entrarem em um acordo, nenhum lado cessaria os ataques nem alcançaria o objetivo principal, que é assegurar a paz.

 Hoje (18), os Delegados trataram dos recursos hídricos. Já que Israel possui 80% do aquífero, solicitou-se que os dois países entrassem com um acordo igualitário e justo. Houve grande destaque do Delegado da Guiné, acusando Israel de destruir os poços de água da Palestina, de ser intolerante deixando-os morrerem de sede e receberem 70 litros de água por dia enquanto Israel recebe 300 litros. Isso comprova que Israel viola os direitos humanos dos palestinos. Alguns delegados concordaram que uma das soluções mais viáveis seria utilizar o rio Jordão, já outros não pelo fato dele, no momento, estar poluído e em estiagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário