quarta-feira, 16 de julho de 2014

Têm início os debates do comitê de Desarmamento e Segurança Internacional


O enfoque principal do comitê é o conflito territorial entre a Armênia e Azerbaijão
Por Júlia Bielskis
O dia 16 de julho foi marcado pelo início dos debates no comitê DSI (Desarmamento e Segurança Internacional) que visa em discutir os atuais conflitos ocorrentes na região do Cáucaso, localizada entre o Mar Negro e Cáspio, onde o principal conflito a ser debatido é em torno de Nagorno-Karabakh. Um dos principais tópicos debatidos foi a influência cultural que a Armênia exerce no Nagorno-Karabakh.
Foi levado em consideração o fato da região do Nagorno-Karabakh ter grandes influências culturais armênicas, e como os habitantes desse local já sofreram preconceitos quando o local fazia parte do Azerbaijão. Foi discutido até que ponto a economia seria mais importante que a cultura. 
O Advogado da China se colocou a favor da Armênia nessa questão, discursando sobre a opção que a Armênia tinha em pegar empréstimos de bancos, caso se torne necessário investir no país, e deixando claro sua posição de que não é necessário dar tanta importância para a parte econômica, mas sim à parte cultural, que é algo próprio da região.

Um dos ápices do debate foi quando o delegado dos Estados Unidos culpou a Rússia de ter colaborado no conflito ao disponibilizar armas para ambos os países. Após essa discussão, o delegado da Austrália apresentou projetos de desarmamento cujo objetivo é investigar o uso de armas químicas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário