quinta-feira, 17 de julho de 2014

Qual a importância da GUAM no conflito de Nagorno-Karabakh?

O foco do comitê foi questionar a imparcialidade do grupo nos conflitos do Cáucaso 
            Por: Júlia Bielskis
Os debates realizados no início dessa quarta (17), no comitê DSI, teve como foco o questionamento dos delegados para importância do grupo GUAM. Tendo como alvo a influência que este grupo exerce no caso de Nagorno-Karabakh. O GUAM atualmente contém a participação da Geórgia, Ucrânia, Azerbaijão e Moldávia.
A preocupação principal dos delegados foi por conta da presença do Azerbaijão neste grupo, já que o país em questão está em conflito com a Armênia, disputando o território de Nagorno-Karabakh. Também foi questionada pelo Delegado de Marrocos a ação do grupo Minsk, já que nele contem a participação da Rússia, e a mesma é responsável por fornecer armas para ambos os lados.
O conflito da Geórgia atua em torno de duas regiões, a Ossétia do Sul e Abecásia, que sofreram pela entrada de russos tentando realizar a independência de ambos os países. O comitê pensava em uma intervenção militar por parte da União Europeia, tendo como objetivo a pacificação, porém o projeto não foi aprovado pela União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário