quarta-feira, 16 de julho de 2014

Sugestão dada pelo delegado da Nigéria marca a primeira sessão com discussões fortes e tensão entre os delegados

“Por hora, enviem capacetes azuis onde há povos curdos para protegê-los dos terroristas situados entre o Iraque e a Síria”, sugere delegado no comitê da SPECPOL
Por João Vítor Domingues
A primeira sessão da SPECPOL, que aborda como tema a questão curda e seus reflexos na sociedade atual, teve em seus primeiros discursos um princípio de tensão. Após o Delegado da Nigéria sugerir que fossem enviadas tropas da OTAN para proteger os povos curdos, que se encontram entre a Síria e o Iraque, o comitê não entrou em um acordo, pois havia preocupação quanto aos grupos terroristas presentes nessa área.
As posteriores discussões geraram divergências, já que as delegadas da China e da Argentina afirmaram que há outras formas de solucionar este problema, e que enviar mais tropas em lugares nos quais já há relatos de terrorismo, causariam um genocídio. Estas afirmações foram ratificadas pelos próprios delegados da Síria e do Iraque, que não aprovam a sugestão dada. Entretanto, nenhuma outra sugestão foi levantada e o debate não saiu do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário